terça-feira, 17 de janeiro de 2012

I got my VISA, baby!

Oie!
Eu sei, eu sei... eu sumi! Mas juro pra vocês... quase enlouqueci esses dias!
Eu não sei pra vocês, mas o visto me tirou a paz!
Eu sonhei todas as noites com essa entrevista... no sonho acontecia tudo, mas nunca chegava no final da entrevista, ou seja, na hora que ele dá o veredicto final!

Enfim galera, sabe o que eu digo pra vocês: NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS!! São só 6 cabeças e meia! HAHAHA

Eu marquei meu visto dia 28 de dezembro para hoje, 17 de janeiro para as 7h30. Eu queria garantir que teria o maior tempo possível para conseguir reunir meus documentos (e também porque eu queria aproveitar um pouquinho e viajar, né? Afinal a primeira semana do ano é "parada").

Eu reuni a seguinte documentação, fora os papéis que se deve levar:

- Extrato bancario;

- Declaração de imposto de renda;

- Declaração da faculdade;

- Documento de bens no meu nome; e até

- Um comprovante de que eu fui mesária na ultima eleição (eu pensei que seria bom, pois é como se eu tivesse um compromisso com meu país - e é um compromisso mesmo).

Dicas da Carolzinha aqui:
Levem no dia:

- Comprovante de agendamento do visto;

- Comprovante de pagamento do agendamento do visto;

- DS-160 (pra você que é da APIA, tem um tutorial completo de preenchimento do DS-160 aqui)

- Foto 5x7, e por favor, leiam aqui, aqui e aqui como deve ser a foto do visto. Galera, nós temos muitas informações na nossa mão, basta deixar a preguiça de lado e começar a pesquisar e LER!!!!

- I-2019 (você deve assinar seu nome, colocar a cidade onde mora, e a data tem que ser a do dia do visto)

- Comprovante de pagamento da taxa SEVIS (que a agencia envia pra você)

- Passaporte

- Taxa do visto para o J1 (que é USD 140,00)

- Dinheiro pra pagar a taxa do Sedex

- Placemente letter

Não levem no dia:
- Celular, fone de ouvido, pen drive, carregadores, ipods, e qualquer aparelho eletrônico (só leve se alguém ficar la fora esperando por você, porque não pode entrar com esse eletrônicos, ou então você paga 5 conto pra guardar com o pessoal que fica la em frente)

- Evitem ir com aquelas bolsas mega gigante que cabem até seu apartamento, porque o constrangimento na "revista" é bem maior que o da porta do banco!


Acordei as 4hr da matina, me arrumei, não consegui comer, fiquei com dor de barriga e sai de casa as 5h10. Cheguei lá as 5h 55min e, rapá, tinha uma filinha já! O meu namorado me deixou na porta, e do tempo que ele foi achar um lugar pra estacionar até ele chegar na fila comigo não se passaram nem 4 minutos e a fila ja estava o dobro do tamanho!! Vai pensando!! Sabe aquela famosa frase: "Deus ajuda quem cedo madruga" ? Sabe quem inventou isso? Que, foi tirar o visto!!

Os portões se abriram acho que era umas 6h30. Dai você já na porta tem que apresentar o comprovante de agendamento. Depois segue a fila e passa por um detector de metais, e seus pertences passam numa maquina de raio x (acho que é mesmo). Durante essas fila vem umas mocinhas ja ajudando, verificando os docs, grampeando tudo, verificando o que falta assinar.
Segue a faixa no chão e vai pra recepção. Lá elas retem os documentos e te entregam uma senha e pedem pra você ficar atento no painel. Dai vai chamando. Não tem uma ordem certa (pelo menos não pra mim) e depois você vai pra uma pré entrevista, que não é nada mais que a devolução dos documentos que você entregou para a recepção (deeeerrr).
Saindo dessa fila, você vai pra próxima... a fila das digitais. Que é mega rápida!

Saindo dessa fila (mais uma) você vai pra fila da ENTREVISTA!!!!!! OMG!

Sabe quando você fica lá, olhando pra cara dos cônsules, e "escolhendo" qual cônsul você gostaria de ser entrevistada? Pois é... e sabe quando você não vai com a cara de um porque acha ele "marrento", e tem certeza que você vai passar com ele?? DITO E FEITO! Hahahahahaha! Maldita lei da atração!!

A entrevista foi bem simples, mas tensa!

Carol - Bom dia!
Consul - Qual o motivo da viagem?
Carol - Intercâmbio, Au Pair.

Consul - Qual o motivo da viagem?
Carol - (Ãh??) Estudar inglês, aprender a cultura americana e pra cuidar de crianças.

Consul - Você é formada em que?
Carol - Ainda estou estudando. Vou parar a faculdade, estudar ingles e depois retornar e terminar os estudos.

Consul - Você fala inglês?
Carol - Sim

Consul - Where did you learn English?
Carol - Private teacher

Consul - Voce ja teve experiencia com crianças?
Carol - Sim, deixei meu emprego pra trabalhar como voluntária em uma escola pra crianças.

Digita, digita, digita...

Consul - Seu visto foi concedido. Pode pagar a taxa.
Carol - Obrigada, bom dia.


Uowwwwwww! Beijo do povo!!
Ele não me pediu nada, mas eu estava preparada!
Sai de lá umas 9hr mais ou menos!

Eu sai de lá anestesiada!! Galera, é uma tensão danada, que você não tem nem idéia. Mas é só ir confiante, ser séria, mostrar que você é decidida e que sabe o que está fazendo. Não tenha medo das perguntas e responda tudo claramente, ainda por cima vá munida de todos os documentos possíveis e imagináveis, porque ninguém sabe e nunca vai saber o que se passa na cabeça de um cônsul!

Agora é arrumar as coisas para o embarque!

Ja pode chorar de saudade?? Ah, ta! Obrigada!

See you guys!

Um comentário:

  1. Parabééééns Carol!! É muita tensão MESMO, mas também muito alívio quando acaba né?!
    Agora é só arrumar as malas e se preparar pro embarque!!
    Acho que vamos juntas, você vai pro treinamento da APIA dia 13/02 né?!

    Beijinhooos

    ResponderExcluir

Deixe seu recado pra esse post!