terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entendendo o Halloween!

Que o Halloween e uma tradicao americana e europeia isso a gente ja sabia... que devemos nos fantasiar e pedir "Doces ou travessuras" tambem. Mas o que e o Halloween literalmente? Voce sabe?

Eu sempre me interessei por essas coisas e sabia um pouquinho, mas resolvi pesquisar mais, porque eu sou assim hehehe! Ainda mais que estou aqui nazamerica um dos meu objetivos e sempre entender alem do que se ve em filmes - tenho ate um super babado do Thanksgiven pra contar.

Eu vou resumir e misturar tudo o que eu sei sobre, e isso nao quer dizer que tudo seja verdade, pois voces sabem a historia: "quem conta um conto aumenta um ponto".

Halloween e comemorado o dia de todos os santos e um monte de mistura de outras comemoracoes. Dia das Bruxas e so o termo em Portugues, porque nao e isso que significa.

- O Halloween originou-se dos paises nordicos (do mesmo lugar que veio o Papai Noel - voce sabia?). La, assim como em qualquer pais, existem lendas criadas pelos povos; existem diferentes "santos", Deuses e tudo mais.
O termo Halloween veio de All Hallow's Eve = Noite de todos os Santos, para os celtas. Dizia que eles festejavam por uma semana, que marcava o final do verao e o inicio do inverno. Durante esse tempo, acreditava-se que os antepassados vinham do mundo dos mortos para o mundo dos vivos como se ouvesse um portal, assim eles poderiam guiar seus familiares para o outro mundo.

- E as bruxas? Bom, as bruxas vieram quando os cristaos resolveram colocar o nariz onde nao eram chamados. Alguem se lembra dos filmes de Halloween da globo? Hehehe! Entao, aprendi um montao por la! A igreja catolica perseguia pessoas que se diziam curandeiros e bla bla bla, para a ela, todos eram considerados bruxas/os; e era costume manda-los para a fogueira como punicao. A duvida que fica no ar e se eles faziam isso tambem na mesma epoca dos festejos dos celtas.

- Por que "gostosuras ou travessuras"? Parece ate lindinho quando se imagina uma crianca assim, mas na verdade, esse termo surgiu quando os protestantes peseguiram os catolicos - ooo confusao, ne nao?! Era mais ou menos assim, voce vai na casa do cara catolico e diz: "me da uma cerveja ou eu zoo tua casa"; ou pra ficar mais bonitinho: "Gostosuras ou travessuras"! Outra historia vem de que, na crenca celtica, alem das pessoas se fantasiarem, elas tambem faziam oferendas aos mortos e deixavam banquetes preparados do lado de fora da casa. E ha tambem a historia de que no dia de todos os santos ou dia dos mortos, pessoas pobre visitavam casas de pessoas ricas e as prometiam rezar pela alma de seus antepassados e em troca recebiam comida, bolo, sei la.

- Mas, e as fantasias? Surgiu ainda na epoca em que se acreditava que os mortos poderiam vir para o mundo dos vivos, e assim como espiritos bons, tambem poderiam vir espiritos mals. Portanto, algumas pessoas se vestiam de "monstros", fantasmas e etc para "enganar" os espiritos ruins.

- E a abobora? E Jack O' Lantern? Pra quem nao sabe da historia de Jack, ele foi um cabra muito do corajoso que desafiou o diabo duas vezes!!! E fez com o que tirano nao o perturbasse por anos e anos, mas ai um dia o Jack morreu, e Deus nao o deixou ficar no paraiso, pelo seu feito com o diabo; e entao ele mandou Jack ao inferno, mas o Diabo nao quis acolhe-lo. Jack recebeu apenas uma ou vela, carvao ou qualquer coisa desse tipo para iluminar seu caminho, ele por sua vez cavou um "nabo" (ou uma raiz) e e colocou sua vela dentro e tem vagado pela terra desde entao. As pessoas, com medo, fizeram o mesmo para que Jack e outros espiritos mals nao pudessem entrar em suas casas.

Todo essa bagunca ai veio aqui para os EUA, e como a galera aqui nao liga pra nada, a nao ser pra eles mesmos, eles juntaram tudo numa coisa so e isso e o que chamamos de Haloween hoje em dia.
Sera que eu resumi demais?

E e isso que eu sei por enquanto, e caso alguem queira adicionar algo, sinta-se em casa ;)


Trick or trear que esta na entrada da minha casa!


Uma das casas da vizinhanca!


A abobora que eu a minha amiga fizemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado pra esse post!